.
.
###CLIQUE AQUI e veja a VERSÃO COMPLETA do nosso Blog (c/ TODAS as Postagens)###
.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Visitas: APAC / TJMG

A tão esperada viagem aconteceu. Tarefa complicada a de narrar a montanha russa de sensações desses 2 dias...

A viagem foi longa, quase cansativa, mas acima de tudo foi muito proveitosa. Como pontos positivos posso destacar vários: a animação moderada e educada do pessoal do ônibus (pelo menos no que eu fui, o de 09:30, sem "guerrinha de água" nem qualquer outra babaquice do gênero); muita farra, truco e cantoria no "fundão"; a comida cara, mas saborosa de todos os lugares onde comi; as ótimas acomodações do hotel; e, principalmente:
1) A visita à APAC foi emocionante. A idéia de fazer um contraste entre a visita à cadeia pública de Pouso Alegre e o método APAC em Itaúna foi muito bem sucedida. A visita ao local, dirigida pelos próprios recuperandos, pôde mostrar qual é a realidade vivida por eles, a mentalidade desenvolvida, os sonhos de liberdade e de buscar uma vida nova, deixando de lado o crime e reencontrando os VALORES que realmente importam em nossas vidas. Confesso que em 3 momentos me emocionei bastante:

- A visita à "Cela Forte", no final do corredor, com a imagem de Jesus crucificado;
- O depoimento do Recuperando Tiago, relatando ter um bebê de 7 meses, concebido na suíte de visita íntima, do seu amor pela criança e pela forma que esta nova vida lhe traz forças para também viver uma nova vida depois do cumprimento da pena, dos planos de casamento e tudo mais...
- A recepção calorosa de vários recuperandos, cantando e tocando, agradecendo-nos ao fim da nossa visita, demonstrando uma força interior imensa, um pensamento e uma fé transparentes, sem radicalismos nem tampouco fanatismos, encerrando com chave de ouro aquela tarde inesquecível.

2) O Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Lugar imponente, de arquitetura impecável, uma excelente estrutura física e humana a serviço da Justiça. O contato com a realidade da 2ª Instância foi muito valioso. Posso destacar o tratamento que recebemos, a forma que a nossa humilde visita foi valorizada, desde a atenção dos servidores até mesmo pelo Desembargador Francisco de Assis Figueiredo, Presidente da 1ª Câmara Cível, na qual eu e mais alguns colegas pudemos acompanhar os trabalhos, inclusive recebendo uma saudação especial do Ilustre Magistrado ao início, fazendo menção à Faculdade de Direito do Sul de Minas, dizendo já ter proferido palestras por 3 oportunidades em nossa Faculdade sobre Direito de Família. Acredito não terem acontecido na duração de nosso curso.

Em suma, a experiência foi valiosa. Valdomido e seus Monitores merecem o nosso agradecimento pela iniciativa e dedicação demonstrados. Valeu!

Obs.:

Destaques etílicos: Chopp do Pinguim e Pub Major Lock
Destaque sangrento da Night: O Leandrinho du Pagode apertando meu dedão na porta do táxi. Filho da mãe!!!

Em breve as fotos... Aguardem...

Nenhum comentário: